Reino Metazoa

O que é, principais características, filos principais, cordados vertebrados e invertebrados, exemplos de espécies de cada filo, bibliografia

Reino Metazoa: animais pluricelulares e heterótrofos
Reino Metazoa: animais pluricelulares e heterótrofos


 

O que é

 

Também conhecido como Reino Animal e Reino Animalia, O Reino Metazoa é formado por seres vivos pluricelulares (compostos por mais de uma célula) e heterótrofos (não tem capacidade de fabricar seu próprio alimento).

 

Principais filos do reino Metazoa

 

CORDADOS VERTEBRADOS

 

- Anfíbios: animais que possuem a capacidade de viver em água e também na terra. Respiram na água com brânquias e na terra com pulmões. Também respiram através da pele. Exemplos: sapos, rãs e salamandras.

 

- Peixes: vivem na água e possuem sangue frio. Respiram por guelras ou brânquias. Exemplos: cação, tubarão, sardinha, bacalhau, truta, carpa, linguado, etc.

 

- Répteis: animais de sangue frio. A pele é coberta por placas ósseas ou escamas córneas. Exemplos: lagartos, cobras, tartarugas, jacarés, iguanas, etc.

 

- Mamíferos: possuem glândulas mamárias (fêmeas produzem leite para os filhotes) e a temperatura corporal é controlada pelo cérebro. O corpo da maioria dos mamíferos é coberta por pelos. Exemplos: ser humano, macacos, cavalos, cachorros, gatos, leões, zebras, elefantes, rinocerontes e etc.

 

- Aves: possuem o corpo coberto por penas, bico e ossos pneumáticos. São ovíparos (embrião se desenvolve dentro de um ovo) e de sangue quente. Exemplos: gaviões, araras, papagaios, patos, garças, gansos, galinhas, pavões, perus, águias e etc.

 

INVERTEBRADOS

 

- Poríferos: possuem poros no corpo por onde circulam nutrientes e água. Exemplos: esponjas do mar e esponjas calcárias.

 

- Moluscos: existem espécies de moluscos de vida aquática e outras de vida terrestre. O corpo destes animais é mole e não segmentado. Exemplos: polvo, lula, caramujo e etc.

 

- Anelídeos: são animais com o corpo dividido em anéis. Muitas espécies são hermafroditas. Exemplos: minhocas, poliquetas e sanguessugas.

 

- Cnidários (celenterados): são animais de vida aquática, que possuem corpo gelatinoso e com presença de cápsulas urticantes. Exemplos: águas-vivas, medusas e anêmonas-do-mar.

 

- Platelmintos: são parasitas desprovidos de sistema circulatório e respiratório. O corpo destes animais possui formato achatado e consistência mole. Exemplos: planária, tênia e schistosoma mansoni.

 

- Nematelmintos: animais de corpo com formato alongado e cilíndrico. Possuem sistema digestivo completo e corpo não segmentado. Muitos parasitam os seres humanos. Exemplos: Ascaris lumbricoides, Oxyurus vermicularis e Ancylostoma duodenale.

 

- Artrópodes: possuem esqueleto externo (exoesqueleto) composto por quitina e corpo composto por cabeça, tórax e abdome. São artrópodes os insetos, crustáceos, aracnídeos e diplópodes. Exemplos: moscas, aranhas, escorpiões, centopeias, borboletas, caranguejos, grilos, besouros, entre outros.

 

- Equinodermos: animais que vivem no mar. Possuem esqueleto calcário interno. Exemplos: estrelas-do-mar, pepinos-do-mar e ouriços-do-mar.