Ornitologia

O que é, ramo da Zoologia que estuda as aves, temas, técnicas e processos de estudo, ornitólogo

Ornitologia: ramo da Zoologia que estuda as aves
Ornitologia: ramo da Zoologia que estuda as aves


 

O que é 

 

A Ornitologia é um ramo da Zoologia que se dedica ao estudo das aves. Esta ciência tem uma larga história e seus estudos, no decorrer do tempo, tem trazido importantes contribuições para o desenvolvimento de conceitos sobre evolução, ecologia e comportamento. 

 

No passado a ornitologia se ficava apenas em estudar as características físicas das aves e sua distribuição geográfica. Atualmente esta ciência tem se debruçado em encontrar respostas para questões bem específicas como, por exemplo, provar hipóteses e formar teorias.

 

Os principais temas estudados pela Ornitologia são:

 

- Estudo das características físicas das aves;

 

- Distribuição geográfica das aves;

 

- Relação das aves com o ecossistema ao qual pertence;

 

- Evolução das aves;

 

- Comportamento das aves;

 

- Organização social;

 

- Classificação das espécies

 

Técnicas e processos usados pela Ornitologia:

 

- Coleção: procedimento muito usado, principalmente no passado por aficionados por aves, este procedimento tem ajudado nas pesquisas atuais. Muitos colecionadores de aves empalhadas enviam materiais para museus e laboratórios para que ocorram análises e estudos destes animais.

 

- Pesquisa de campo: o ornitólogo vai até as áreas onde vivem determinadas espécies para observar o comportamento e as características das aves. Tudo é anotado e gravado para estudo posterior.

 

- Trabalho de laboratório: o ornitólogo, com ajuda de outras profissionais (biólogos, químicos, veterinários), analisam a anatomia das aves para melhor conhecê-la. Vários exames e testes podem ser realizados com o auxílio de técnicas modernas.

 

- Estudos em colaboração: com o aumento do interesse pelas aves e com o avanço da internet (maior possibilidade de contato e trocas de informações), muitos projetos colaborativos são criados. Desta forma, muitos conhecimentos são compartilhados. 

 

Curiosidade:

 

- O profissional que atua na área de ornitologia é conhecido como ornitólogo.

Temas relacionados