Metamorfose

Saiba o que é metamorfose, exemplos, fases, metamorfose completa e incompleta, bibliografia

Metamorfose do mosquito
Metamorfose do mosquito


 

O que é

 

Metamorfose, em zoologia, são mudanças anatômicas perceptíveis que ocorrem durante o período de vida de alguns animais.

 

No caso da metamorfose completa, existe uma clara diferença entre os diferentes estados pelos quais se passa o desenvolvimento de um animal.

 

Fases da metamorfose 

 

Na primeira fase, um embrião é formado dentro de um ovo. Quando o ovo eclode, o estado animal resultante passa a ser denominado larva.

 

Posteriormente, a larva se transforma em pupa (fase que o animal passa para se transformar). Ao final do estado de pupa surge o exemplar adulto.

 

Exemplos 

 

Entre os animais que se desenvolvem desta maneira, estão incluídos muitos tipos peixes, moluscos e insetos. No caso da metamorfose incompleta, os jovens são parecidos com os adultos, e, sua forma se transforma gradualmente mediante a troca de pele. Por exemplo, os gafanhotos passam por três fases sem ter um período de pupa.

 

As rãs passam por um tipo diferente de metamorfose. No caso desta espécie, do ovo sai um girino que vive na água, respira através de brânquias e possui uma cauda. Quando o girino se desenvolve, são formados seus pulmões e patas, nesta fase as brânquias e a cauda são reabsorvidas pelo corpo. Por último, o animal deixa a água para viver, principalmente, no meio terrestre como uma rã adulta.

Temas relacionados