Geneticista

O que faz, profissão, salário médio, médico geneticista, carreira, áreas de atuação profissional, Biologia

Geneticista: um importante profissional do mundo atual
Geneticista: um importante profissional do mundo atual


 

 

O que é / o que faz 

 

O geneticista é um profissional que atua na área de Genética, principalmente voltado para a pesquisa científica. Antes de seguir pelo campo da Genética, o interessado em ser geneticista deve fazer um curso de graduação em Biologia ou Medicina.

 

O geneticista faz estudos e pesquisas envolvendo genes humanos, animais e vegetais. Atua na área de modificação genética (principalmente animal e vegetal), pesquisas de doenças genéticas e desenvolvimento de medicamentos e técnicas médicas. Sua atuação está muito relacionada com o desenvolvimento da Biotecnologia e com o avanço de novas tecnologias nas áreas de saúde, reprodução humana e desenvolvimento de alimentos geneticamente modificados.

 

Áreas de atuação

 

O geneticista possui um campo de atuação muito amplo. Os principais campos de trabalho são: Universidades, Indústrias de Medicamentos, Laboratórios de exames genéticos e empresas agropecuárias.

 

Principais conhecimentos e habilidades necessárias:

 

- Interesse por pesquisa;

 

- Conhecimentos profundos de Genética, Química, Biologia, Medicina e Biomedicina;

 

- Domínio de técnicas usadas na área;

 

- Facilidade para trabalhar em equipe.

 

Quanto ganha

 

O salário de um geneticista em início de carreira varia entre R$ 6.000,00 e R$ 9.000,00 (ano base 2013). Um bom geneticista com mais de 5 anos de experiência profissional ganha acima de quinze mil reais por mês.