Tuberculose

O que é Tuberculose, bacilo de Koch, formas de contágio, transmissão, principais sintomas, efeitos desta doença no organismo, características

Tuberculose pulmonar: causada pelo bacilo de Koch
Tuberculose pulmonar: causada pelo bacilo de Koch


 

 

O que é 

 

A tuberculose é uma doença causada através da infecção pelo Mycrobacterium tuberculosis , também chamado bacilo de Koch, que recebeu este nome em homenagem ao médico alemão que o descobriu: Heinrich Hermann Robert Koch.

 

Características da doença 

 

Esta doença é altamente contagiosa e se espalha através de gotículas que são expelidas por pessoas infectadas enquanto falam, espirram ou tossem. Entretanto, a transmissão somente ocorre nos casos de pessoas com a tuberculose infecciosa ativa.

 

Esta infecção tem seu início a partir do momento em que o bacilo alcança os alvéolos pulmonares e de lá, começa a se espalhar para os nódulos linfáticos e, em seguida, utiliza-se da corrente sanguínea para alcançar os tecidos mais distantes. A partir deste momento, a doença pode começar a se desenvolver.

 

Entretanto, nosso sistema imunológico é capaz de eliminar a maioria dos bacilos, normalmente ele consegue evitar a multiplicação deste microorganismo em 90% dos casos.

 

Nos casos em que o bacilo de Koch escapa das defesas do sistema imunológico, a tuberculose poderá se manifestar logo após a infecção, ou após vários anos.

 

Sintomas

 

Na grande maioria dos casos, a tuberculose afeta principalmente os pulmões. Seus principais sintomas são tosse prolongada, dor no peito, febre, calafrios, fadiga, suores noturnos, perda de peso e de apetite.

 

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.