Sinusite

Saiba mais sobre esta doença, sintomas, tratamento, prevenção, viral e bacteriana

Regiões (em vermelho) afetadas pela sinusite
Regiões (em vermelho) afetadas pela sinusite


 

 

O que é sinusite 

 

A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso. Os seios paranasais são formados por um grupo de cavidades aeradas, que se abrem dentro do nariz e se desenvolvem nos ossos da face.

 

Informações importantes e tipos


Os fatores mais comuns que podem desencadear a sinusite são: gripe, alergia, desvio do septo nasal e condições climáticas desfavoráveis.Vírus e bactérias, também são agentes causadores desta doença.

 

A sinusite bacteriana causa sintomas tão ruins quanto a viral. Entretanto, um indivíduo que sofre de sinusite bacteriana geralmente apresentará a face mais inchada e dolorida do que alguém com sinusite viral.

 

Prevenção

 

Existem muitas formas de prevenir a sinusite, como por exemplo, procurar garantir uma boa função nasal e tomar medidas profiláticas em relação às alergias.

 

Uma boa maneira de reduzir o risco de contrair esta doença é mudando pequenas rotinas dentro de casa, como por exemplo, utilizar um umidificador de ar durante o inverno, quando o clima costuma ficar mais seco. 

 

Outra boa medida é evitar deixar o doente em ambientes com ar condicionado e aquecedores de ar, uma vez que estes aparelhos podem agravar o quadro.

 

Embora a sinusite não seja contagiosa, ela geralmente ocorre após uma gripe, que por si só, pode contagiar outras pessoas como amigos e familiares.

 

Nestes casos, a melhor maneira de se evitar a propagação dos germes é lavando as mãos com freqüência e evitar ficar muito próximo quando o doente estiver espirrando. 

 

 

ATENÇÃO: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.