Pneumonia

Saiba mais sobre a Pneumonia, infecção nos pulmões e alvéolos pulmonares, saiba quais são seus agentes desencadeadores,complicações, tratamento, etc.

Pneumonia: doença causa graves problemas nos pulmões
Pneumonia: doença causa graves problemas nos pulmões


 

 

O que é 

 

A pneumonia é uma infecção que ocorre nos pulmões, e, em muitos casos, ela também pode afetar a região dos alvéolos pulmonares.

 

Características da doença 

 

Seu principal agente desencadeador se dá através da penetração de um agente patogênico ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas).

 

Diferentemente do que ocorre com o vírus da gripe, que é altamente contagioso, o microorganismo patogênico da pneumonia não é transmitido de pessoa para pessoa tão facilmente.

 

Tratamento da doença

 

Durante o tratamento desta doença, ocorre a necessidade do uso de antibióticos, que se usados conforme a orientação médica, obtém-se a melhora dos sintomas em poucos dias. 

 

Contudo, há casos em que a internação é a forma mais indicada, e, em alguns casos, a única, para se tratar desta enfermidade, isto geralmente ocorre no caso de pessoas idosas e em pacientes que apresentam febre alta ou alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, como, por exemplo o comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, ou, ainda, outras alterações importantes.

 

 

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.