Escorbuto

O que é escorbuto, sintomas, falta de vitamina C, hemorragia

Escorbuto: sangramento nas gengivas
Escorbuto: sangramento nas gengivas


 

 

O que é Escorbuto

 

Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo. 

 

Sintomas do escorbuto

 

Seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com conseqüente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, entre outros. Esta doença, pode, inclusive, desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias.

 

Outras informações sobre a doença 

 

Sabe-se que a carência de vitamina C afeta também o tecido conjuntivo, que, além de ser ricamente vascularizado, atua como suporte às paredes dos vasos sanguíneos, do osso, da dentina, da cartilagem, etc. 

 

Doença dos marinheiros 

 

Até o século XVIII, a ocorrência de escorbuto era bastante comum entre os marinheiros, pois estes passavam meses em alto mar sem ingerir frutas e verduras frescas, por este tipo de alimento estragar muito rápido, seu estoque não era garantido. Conseqüentemente os marinheiros ficavam sem fonte de vitamina C e acabavam sendo afetados pelo escorbuto e muitos deles não resistiam e acabavam morrendo.

 

A partir de 1795 deu-se início a distribuição regular de suco de lima entre os marinheiros da tripulação britânica. Posteriormente, foram introduzidas outras fontes mais ricas em vitamina C do que a lima, como, por exemplo, as laranjas, limões e outrsa frutas cítricas. 

 

 

ATENÇÃO: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.

Temas relacionados