Depressão

Saiba mais sobre a depressão, suas causas, tipos de depressão, diferença entre depressão e estado de tristeza, fatores desencadeantes, etc.

Depressão: uma doença que pode ter várias causas
Depressão: uma doença que pode ter várias causas


 

 

Introdução 

 

Sabe-se que a depressão é uma doença que se caracteriza por alterações no humor e pela perda de prazer em atividades antes prazerosas.

 

Conhecendo a depressão 

 

Diferentemente do estado de tristeza (comum a todos em determinados momentos da vida), a depressão é um problema de origem neurológica que apresenta, além de tristeza profunda, uma série de outros sintomas. 

 

Acredita-se que aproximadamente 20% da população mundial já sofreu de depressão em alguma fase da vida. Este distúrbio do sistema nervoso ocorre com maior freqüência em mulheres do que em homens.

 

Causas e fatores desencadeantes

 

Com relação as suas causas, sabe-se que esta doença está relacionada a uma disfunção de algumas substâncias químicas do cérebro, como, por exemplo, a serotonina.

 

Além disso, existem ainda outros fatores desencadeantes desse estado, tais como: fatores psico-sociais (ex: a perda de uma pessoa amada), fatores biológicos (alterações nos níveis de neurotransmissores ou hormonais) e outras causas como alguns tipos de medicamentos.

 

Você sabia? 

 

Muitos médicos e psicólogos apontam as exigências da vida moderna, principalmente nas grandes cidades, como fatores desencadeadores de depressão. O estresse no trânsito, a competição no trabalho, as inúmeras responsabilidades cotidianas e a falta de tempo para realizar atividades agradáveis podem ser citadas neste contexto.

 

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.

Temas relacionados