Asma

A Asma, principais características desta doença, broncoespasmo, obstrução das vias aéreas, tratamento

Asma: doença que afeta as vias aéreas
Asma: doença que afeta as vias aéreas


 

 

O que é asma 

 

Sempre que pensamos em pessoas que sofrem de asma, a primeira coisa que nos vem à mente é uma grande dificuldade que este indivíduo sente em respirar, por algum tipo de "impedimento" que ocorre em seu sistema respiratório.

 

Pelo fato da asma ser uma doença inflamatória, que tem por principal característica dificultar e, até mesmo, impedir a passagem de ar nas vias respiratórias, ela é uma doença que causa muito sofrimento aos seus portadores. 

 

Causas

 

Esta doença está relacionada a um edema da mucosa brônquica, a produção acentuada de muco nas vias aéreas e a contração de sua musculatura lisa. Estas características levam a diminuição de seu diâmetro, fato também conhecido como broncoespasmo. 

 

A diminuição do diâmetro das vias aéreas geralmente é reversível, contudo, nos casos de asma crônica, a inflamação pode levar a uma obstrução irreversível. 

 

Diagnóstico 

 

O meio principal de se diagnosticar esta enfermidade ainda é o clínico. Seu tratamento é realizado através de orientações e medicamento que têm por finalidade melhorar o fluxo aéreo no momento da crise.

 

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.

Temas relacionados