Artrose

Saiba mais sobre a Artrose, suas causas, tipos, foto, reumatismo

Mão de uma pessoa com Artrose
Mão de uma pessoa com Artrose


 

 

O que é

 

A osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem epifisial causando deterioração da mesma.

 

Conhecendo a Artrose 

 

Esta doença degenerativa das articulações, comumente conhecida como artrite degenerativa ou “artrite do desgaste”, é uma enfermidade reumática que afeta um grande número de pessoas após os cinqüenta anos de idade. 

 

A artrose pode afetar qualquer articulação, contudo, existem algumas áreas que são comumente mais afetadas por este tipo de reumatismo, como, por exemplo, as articulações da coluna, mãos, joelho, pés, quadris e pescoço.

 

Causas

 

Uma de suas principais causas é desgaste articular gerado a partir da utilização excessiva e sobrecarga nas articulações. É possível que a obesidade seja um fator considerável no desenvolvimento da osteoartrite.

 

Sintomas 

 

Seus sintomas vão surgindo de forma gradual, e, no começo, podem acometer uma ou mais articulações. A dor é o primeiro sintoma. Em alguns casos surge rigidez articular ao acordar, contudo, esta, costuma desaparecer cerca de meia hora após movimento articular.

 

Classificação 

 

Quanto a sua classificação, a artrose pode ser primária ou secundária. É primária quando seus fatores desencadeantes são desconhecidos. É secundária quando é originada a partir de uma outra doença, infecção, deformidade, lesão ou uso excessivo da articulação.

 

 

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um  médico para receber orientações e o devido tratamento.