Linfócitos

O que são Linfócitos, função, glóbulos brancos do sangue, Citologia, tipos

Linfócito: tipo de leucócito com núcleo esférico
Linfócito: tipo de leucócito com núcleo esférico


 

 

O que são Linfócitos 

 

Os linfócitos são um tipo de células brancas do sangue (leucócitos), produzidos na medula óssea vermelha. 

 

Função dos Linfócitos:

 

- Realizar a defesa do organismo contra agentes infecciosos (vírus, bactérias, substâncias alergênicas e outros corpos hostis que podem penetrar no corpo humano). 

 

Características principais:

 

- Possuem formato esférico;

 

- São mononucleares (presença de apenas um núcleo);

 

- Possuem cor azul;

 

- Possuem tamanho entre 5 e 8 micrômetros;

 

- No corpo humano de uma pessoa saudável existem entre 1 mil e 4 mil linfócitos por mililitro de sangue. Eles são de 20 a 30% do total de leucócitos. Quando uma pessoa está estressada ou deprimida este número pode cair, enfraquecendo seu sistema imunológico. Por outro lado, quando uma pessoa está com uma infecção, o número de linfócitos cresce, indício de que o sistema imunológico está combatendo vírus ou bactérias.

 

Tipos de Linfócitos e suas funções:

 

- Linfócito T - possuem a função de fabricar os anticorpos do sangue, atuando também na imunidade celular.

 

- Linfócito B - são responsáveis pelo reconhecimento dos antígenos (corpos estranhos que entram no corpo humano). Produzem os anticorpos contra os antígenos.

 

- Células NK (Natural Killers) - totalizam cerca de 10% dos linfócitos presentes no sangue. Possuem a capacidade de atacar e destruir células hostis ao corpo humano. 

 

Você sabia?

 

- Para manter nosso sistema imunológico saudável devemos: ter uma alimentação saudável e diversificada (rica em vitaminas e minerais), evitar estresse, não fumar, não abusar de bebidas alcoolicas, dormir bem e praticar exercícios físicos regularmente (não ser sedentário).