Citoesqueleto

Definição, composição do citoesqueleto, funções na célula, proteínas

Citoesqueleto: estrutura com várias funções na célula
Citoesqueleto: estrutura com várias funções na célula


 

 

O que é e composição

 

O citoesqueleto é uma estrutura celular, espécie de rede, composta por um conjunto de três tipos diferentes de filamentos proteicos.  São eles: microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos.

 

Composição do citoesqueleto

 

O citoesqueleto é formado basicamente por duas proteínas: actina e tubulina.

 

Características principais


Os microtúbulos (tubos ocos e compridos) são maiores do que os demais componentes do citoesqueleto. São eles os responsáveis tanto pela forma celular quanto pela movimentação que ocorre nas células. Agem também na movimentação dos cílios e flagelos.

 

Os filamentos intermediários estão no meio termo, em relação a sua forma, se comparados com os microtúbulos e microfilamentos. Sendo mais grosso do que os microfilamentos e mais fino do que os microtúbulos. Tem a função de manter as organelas celulares em seus lugares.

 

Os microfilamentos  ajudam a manter o vigor e a forma celular; dão suporte mecânico e colaboram na movimentação; contribuem com funções da membrana plasmática; agem na contração muscular; migração de células embrionárias; combate a infecções e nos processos de cicatrização da pele.

 

Funções na célula:

 

- Manutenção e organização celular, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. É responsável também pela movimentação das células;

 

- Dá forma a célula;

 

- Possibilita o movimento circular do citoplasma no interior da célula, atuando no processo de transporte de substâncias;

 

- Permite a união das células;

 

- O citoesqueleto das células presentes nos músculos atua do processo de contração muscular;

 

- Formação e movimentação de flagelos e cílios;

 

- Em amebas e algumas espécies de protozoários, o citoesqueleto é responsável pela movimentação ameboide.

 

- No processo de divisão celular, participam da movimentação dos cromossomos.