Tipos de Proteínas do Corpo Humano

Os principais tipos de proteínas presentes no corpo humano e suas funções, Biologia, exemplos

Actina: exemplo de proteína contrátil
Actina: exemplo de proteína contrátil


 

 

Introdução 

 

As proteínas podem ser classificadas de acordo com as funções que desempenham no corpo.

 

Proteínas transportadoras

 

São aquelas que atuam no transporte de moléculas para dentro e para fora das células. São proteínas da membrana plasmática.

 

A hemoglobina, por exemplo, é uma proteína transportadora. Presente nas hemácias, transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo.

 

Proteínas reguladoras

 

Existem alguns tipos de hormônios que são proteínas e possuem a função de regular atividades metabólicas no organismo.

 

Podemos citar como exemplo de proteína reguladora a insulina. Sintetizada no pâncreas, ela atua no metabolismo de lipídeos e proteínas, além de ser responsável pela entrada da glicose nas células.

 

Proteínas de defesa (anticorpos)

 

Atuam no sistema imunológico do nosso organismo, ou seja, possuem a função de protegê-lo de organismos estranhos (vírus, bactérias e etc.) que penetram em nosso organismo.

 

A trombina e o fibrinogênio também são proteínas de defesa, pois atuam na coagulação do sangue em caso de ferimentos e cortes, evitando a perda sanguínea.

 

Proteínas catalizadoras

 

Estas proteínas possuem a função de acelerar e facilitar reações químicas que ocorrem no interior das células. As enzimas, por exemplo, são proteínas catalizadoras.

 

Proteínas estruturais

 

São aquelas que possuem a função de promover a sustentação estrutural aos tecidos do organismo. Podemos citar como exemplos: elastina (atua na estrutura da pele) e queratina (atua na estrutura dos pelos, unhas e cabelos).

 

Proteínas contráteis

 

Estas proteínas possuem a função de possibilitar a contração das fibras dos músculos. A miosina e a actina são exemplos de proteínas contráteis.