Nervos Cranianos

O que são, quais são os nervos cranianos dos seres humanos e suas funções, resumo, anatomia, parte sensitiva e motora

Nervos cranianos: funções sensitivas e motoras
Nervos cranianos: funções sensitivas e motoras


 

 O que são

 

Os nervos cranianos compõem o sistema nervoso periférico dos seres humanos. No total, são 12 pares de nervos cranianos que encontramos nos seres humanos. Possuem várias funções em nosso sistema nervoso e emergem do nariz, dos olhos, do tronco encefálico e de outras partes do crânio. A maioria dos nervos cranianos possuem funções sensitivas e motoras.


Nervos cranianos humanos e suas funções:

 

- Nervo olfatório: nervo sensitivo que atua no olfato humano.

 

- Nervo óptico: nervo sensitivo que atua na visão.

 

- Nervo oculomotor: possui uma parte sensitiva e outra motora. Atua nos movimentos dos olhos e na sensibilidade muscular.

 

- Nervo troclear: possui uma parte sensitiva e outra motora. Também atua na visão, principalmente na movimentação do bulbo do olho.

 

- Nervo trigêmeo: possui uma parte motora e outra sensitiva. A parte motora atua na mastigação. Já a parte sensitiva atua, principalmente, nas sensações (térmica, dor e toque).

 

- Nervo abducente: a parte sensitiva atua na movimentação dos bulbos oculares. Já a parte motora atua na estimulação dos músculos retos laterais.

 

- Nervo facial: a parte sensitiva atua na sensibilidade muscular e gustatória. Já a parte motora tem funções ligadas as expressões faciais, secreção de saliva e também de lágrimas.

 

- Nervo vestibulococlear: possui funções relacionadas, principalmente, ao equilíbrio e à audição.

 

- Nervo glossofaríngeo: a parte sensitiva atua nas sensações gustatórias e sensibilidade muscular. Já a parte motora age na secreção de saliva.

 

- Nervo vago: a parte sensitiva atua, principalmente, em sensações com dor, toque e sensação térmica. A parte motora atua na produção de voz, tosse, frequência cardíaca, deglutição e secreção de enzimas digestivas.

 

- Nervo acessório: a parte sensitiva atua na sensibilidade muscular.  Exerce também funções motoras relacionadas a deglutição e movimentação da cabeça.

 

- Nervo hipoglosso: a parte motora tem funções relacionadas às movimentações da língua. A parte motora atua na sensibilidade muscular.