Homeostase

Significado, funções, características, exemplos, curiosidades

Sistema nervoso: um dos controladores da homeostase
Sistema nervoso: um dos controladores da homeostase


 

 

O que é (significado):

 

Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. Homeostasis:  palavra de origem grega, cujo significado já define muito bem o que vem a ser:  homeo- = semelhança; -stasis = ação de pôr em, estabilidade.

 

Características

 

Apesar de mudanças que possam vir a ocorrer no organismo, internamente ou externamente, a homeostase é a constância do meio interno (líquido intersticial). Conservando-se em temperatura adequada (37º C) ela garante que as trocas necessárias para o corpo ocorram; e, assim, as células do corpo se desenvolvem.

 

Funções


Os responsáveis pelo controle da homeostase são o sistema nervoso e as glândulas endócrinas. Por exemplo, a insulina (que é um hormônio) age na redução dos níveis de glicose, quando ele está muito alto. Outro exemplo: No caso de aumento de temperatura do corpo, as glândulas sudoríparas são levadas a liberar mais suor; pois recebem o comando dos impulsos nervosos; dessa forma, o corpo é esfriado.

 

Exemplos

 

A homeostase ocorre em todo o organismo. Seguem alguns exemplos:

 

- No sistema circulatório: aqui podemos observá-la desde seu início, ainda nos processos de contração e relaxamento alternados do coração, onde o sangue é enviado a todo o corpo, chegando até aos capilares, onde, por fim, ocorrem as trocas. Nessa etapa, os nutrientes e oxigênio são transferidos ao líquido intersticial, e, por meio deste, são transferidos os resíduos celulares para o sangue.  Então, as células, absorvem esses nutrientes e oxigênio e depositam seus resíduos nesse líquido. 

 

- Na manutenção do nível de glicose no sangue: é por este equilíbrio que o cérebro e todo o corpo são mantidos. Pois quando a glicose está abaixo do nível, isso pode causar danos, como inconsciência ou até mesmo a morte. Já o contrário – muita glicose no sangue – pode prejudicar os vasos sanguíneos e provocar grande perda de água pela urina.

 

Curiosidades

 

Um corpo em homeostase tem uma grande capacidade de se regenerar. Pois um organismo em equilíbrio garante boa saúde. Dois fatores, entre vários outros, que interferem nesse equilíbrio são: comportamento e ambiente. A genética também, porém, pode ser influenciada pelos fatores já citados. 

 

Levar um estilo de vida que contribua com a saúde, evitando uso de substâncias nocivas ao organismo (ex.: álcool, cigarro, drogas), cultivando bons hábitos alimentares, atividade física e até a sua forma de enxergar a vida, pode contribuir muito para uma ótima saúde e bem-estar.