Glândulas Suprarrenais

O que são, funções no corpo humano, hormônios produzidos, resumo, bibliografia indicada, localização, características

Glândulas suprarrenais: produção de hormônios importantes
Glândulas suprarrenais: produção de hormônios importantes


 

O que são e localização

 

As suprarrenais, também conhecidas como adrenais, são duas glândulas endócrinas do corpo humano. Elas estão localizadas acima dos rins.

 

Integrantes do sistema endócrino, as glândulas suprarrenais são muito importantes para o corpo humano, pois fabricam hormônios essenciais para o seu funcionamento.

 

Principais características e hormônios produzidos:

 

- A glândula suprarrenal da direita possui formato triangular, enquanto a da esquerda tem forma de meia-lua.

 

- Existem duas regiões nas glândulas suprarrenais. O córtex suprarrenal externo (cerca de 85% da glândula) e a medula suprarrenal (interna).

 

- Estas glândulas, no córtex suprarrenal, fabricam hormônios esteroides que regulam a concentração de água e sais no corpo (homeostase mineral).

 

- São responsáveis também pela produção de hormônios que atuam na transformação de gordura em glicose pelo fígado. Um exemplo deste hormônio é o glicocorticoide conhecido como cortisol, que também atua na degradação dos triglicerídeos. Estas funções também são desempenhadas pela região do córtex suprarrenal.

 

- As glândulas suprarrenais também produzem, na medula suprarrenal, dois outros importantes hormônios: adrenalina (também conhecido como epinefrina) e noradrelalina (também conhecido como norepinefrina). Estes dois hormônios atuam em reações psíquicas e físicas geradas por situações emocionais fortes (principalmente relacionadas ao estresse emocional).