Glândulas Salivares

O que são, função, resumo, tipos de glândulas salivares e localização, enzimas, anatomia, Biologia

Glândulas salivares: importante na digestão
Glândulas salivares: importante na digestão


 

O que são

 

As glândulas salivares são órgãos acessórios que fazem parte do sistema digestório dos seres humanos. Os seres humanos possuem três pares de glândulas salivares.

 

Tipos e localização

 

Existem três tipos de glândulas salivares:

 

- Glândulas parótidas: estão localizadas adiante e abaixo das orelhas, entre o músculo masseter e a cútis.

 

- Glândulas submandibulares: localizadas no soalho da boca, sob a raiz da língua.

 

- Glândulas sublinguais: localizada na região anterior ás glândulas submandibulares.

 

Função

 

Elas possuem a importante função de liberar um líquido chamado de saliva. Esta é formada por 99,5% de água e 0,5% de solutos.

 

A saliva possui uma importante função de atuar na dissolução dos alimentos, possibilitando que estes possam ser degustados. A saliva também dá início ao processo de digestão dos alimentos.

 

Uma das enzimas presentes na saliva é a amilase salivar, que é responsável por começar o processo de digestão dos carboidratos na boca.

 

Outra enzima, também muito importante, presente na saliva é a lisozima. Esta enzima atua no combate às bactérias presentes na boca, protegendo-a contra infecções. A  lisozima também é importante para evitar a formação e desenvolvimento de cáries nos dentes.

 

A saliva ainda apresenta outras funções importantes como, por exemplo, possibilitar a umidificação dos lábios e da língua enquanto o indivíduo fala.