Cavidades do Corpo Humano

O que é, características, composição, curiosidades, funções, anatomia humana, exemplos

Cavidades: proteção, sustentação e separação de órgãos
Cavidades: proteção, sustentação e separação de órgãos


 

 

O que são e funções


Dentro do corpo humano existem espaços que fazem mais do que separar os órgãos. Esses espaços também tem a função de proteger e promover sustentação. A estes espaços chamamos de cavidades do corpo.

 

Características


Existem duas cavidades principais. São elas: cavidade dorsal do corpo e cavidade ventral do corpo. A primeira é formada pelos ossos do crânio, onde encontramos o encéfalo; e também pelo canal vertebral (coluna vertebral + medula espinal). A segunda está localizada na região do ventre e está subdividida, pelo diafragma, em cavidade torácica e abdominopélvica (onde se encontram as vísceras).

 

Composição


Na cavidade torácica encontramos outra subdivisão: a cavidade do pericárdio (onde está o coração) e duas cavidades onde se localizam os pulmões (chamadas pleurais). Há ainda uma cavidade central chamada de mediastino; nela estão às vísceras torácicas, menos os pulmões.

 

Na cavidade abdominopélvica também encontramos divisão. E esta separação recebe as seguintes nomenclaturas:

 

- Cavidade abdominal (onde se encontram os seguintes órgãos: estômago, baço, fígado, vesícula biliar, intestino delgado e grande parte do intestino grosso).

 

- Cavidade pélvica (composta pela bexiga, porções do intestino grosso, e órgãos internos do sistema genital).

 

Curiosidade

 

A cavidade abdominopélvica pode ser dividida em mais partes. Isso pra facilitar a localização dos órgãos. Com esta divisão ela se apresentará em nove partes ou em quadrantes.