Bile ou Bílis

O que é a bile, funções, produção, icterícea, vias bileares

Fígado: produtor da bile
Fígado: produtor da bile


Introdução 

 

A bílis, ou bile, é um fluido produzido pelo fígado que se armazena na vesícula biliar. Ela atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino.

 

Conhecendo a bile (características)

 

A bile é excretada pelo fígado, segue pelos ductos biliares, passa à vesícula, indo ao intestino, onde emulsiona as gorduras; sua coloração geralmente é amarela, apresentando uma tonalidade esverdeada.

 

Ictirícia

 

Quando ingerimos alimentos gordurosos, a vesícula se contrai para expelir seu conteúdo, se ocorrer alguma obstrução no ducto (tumor, cisto, ou cálculo biliar), a bílis fica represada no fígado.

 

Na continuidade desta condição, ocorre extravasamento retroativo, que deixará a tonalidade da pele amarelada, e alterará também a coloração normal das fezes, que ficarão mais claras.

 

A estes efeitos ou sintomas, se dá o nome de icterícia obstrutiva.

 

Icterícia é a deposição de bilirrubina (principal produto do metabolismo da heme da hemoglobina) na pele e escleróticas, devido a aumento de produção de bilirrubinas (como nas hemólises), falha de metabolização (doenças próprias do parênquima hepático) ou falhas de excreção (obstrução mecânica das vias biliares). 

 

A produção excessiva de bílis está relacionada com a destruição de glóbulos vermelhos do sangue que são usados pelo fígado para este fim.

Temas relacionados