Bexiga Urinária

O que é, função no sistema urinário, localização, principais características, anatomia humana, armazenamento de urina, incontinência urinária, resumo

Bexiga urinária cheia de urina
Bexiga urinária cheia de urina


 

O que é e localização

 

A bexiga urinária é um órgão do sistema urinário dos seres humanos. Está localizada na cavidade pélvica.

 

Nos homens, a bexiga urinária está localizada diretamente na frente do reto. Já nas mulheres, ela está situada abaixo do útero e na frente da vagina.

 

Função da beixiga urinária

 

A bexiga urinária possui a importante função de armazenar a urina, gerada pelos rins, até ela ser expelida pelo processo de micção.

 

Principais características

 

- A bexiga urinária é um órgão oco e muscular.

 

- Num adulto, possui a capacidade de armazenar entre 650 e 800 mililitros de urina. Essa capacidade de armazenamento é menor nas mulheres, pois o útero fica num espaço acima dela.

 

- Seu formato depende muito da quantidade de urina que está armazenando. Quando vazia, assemelha-se a um balão de festas sem ar. Quando está cheia de urina, fica com formato parecido com o de um abacate (com a parte maior voltada para cima).

 

Você sabia?

 

- O ato pelo qual o sistema urinário elimina a urina é chamado de micção. Esse processo, embora pareça simples, envolve questões como pressão interna da bexiga e várias contrações musculares (voluntárias e involuntárias).

 

- Segurar a micção, ou seja, ficar muito tempo sem urinar quando a bexiga está cheia de urina, pode gerar infecção urinária.

 

- A incontinência urinária, presente em algumas pessoas acima de dois anos, ocorre quando o indivíduo não consegue evitar a micção.  Já nas crianças de até dois anos, a incontinência urinária é algo normal.

 

- O tabagismo aumenta as chances de um indivíduo adquirir o problema da inconsistência urinária. Mais um, entre vários outros motivos, para o fumante largar este terrível e desagradável vício.