Artérias

O que são artérias, funções, circulação de sangue, classificação, artéria aorta

Artéria Aorta: a mais importante do corpo humano
Artéria Aorta: a mais importante do corpo humano


Introdução 

 

Ao contrário das veias, que conduzem o sangue desoxigenado de volta ao coração, as artérias levam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo. Isto se dá através do sistema circulatório.

 

Conhecendo as artérias 

 

As artérias são vasos sanguíneos que conduzem o sangue com grande pressão, uma vez que este, deverá chegar a todas as partes do corpo levando oxigênio e nutrientes a todas às células.

 

A pressão arterial máxima é conhecida como sistólica e ocorre quando o coração se contrai. A mínima, é chamada de diastólica e ocorre entre os intervalos das contrações.

 

Essa variação que ocorre na pressão das artérias, gera a pulsação característica arterial, que pode ser facilmente percebida através de verificação no pulso e também no pescoço. Sua atividade é vital, pois é ela que indica se há ou não atividade cardíaca.

 

Quanto a sua classificação, as artérias podem ser classificadas da seguinte forma: 

 

Artérias pulmonares - conduzem o sangue sem oxigênio aos pulmões, onde será realizada a troca de Co2 por O2.

 

Artérias sistêmicas - conduzem o sangue em direção as arteríolas e, finalmente, aos capilares, para que então, através deste, que é o mais fino de todos os vasos sanguíneos, ocorram as trocas vitais para o funcionamento do organismo.

 

Artéria aorta – possui o maior calibre e recebe o sangue com grande pressão diretamente do ventrículo esquerdo do coração. É através dela que se ramificam todas as demais artérias. 

 

Arteríolas - ajudam no controle da pressão sanguínea e são as responsáveis por conduzir o sangue aos capilares, onde ocorrem todas as trocas necessárias ao equilíbrio orgânico.